quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tá Maluco?!? (O Caso AgendArte)

Hoje me aconteceu um caso interessante. Interessante, infelizmente, por não ser um caso comum. Em muitos casos, no nosso cotidiano, por mais que tenhamos boas intenções, é difícil crermos que as outras pessoas também tenham. Não é incomum sermos agredidos, independente de qual maneira, sem motivos que valha.
Chamarei este caso de “Tá Maluco?!? (O Caso AgendArte)".
Aproveitem e acessem a página deles (http://www.agendarte.com.br/). É realmente uma viagem. Na pior das hipóteses Vale um Sorriso...


"Após um dia estressante de trabalho, ao sair do escritório, fui abordado pelo segurança na portaria do prédio. “- O senhor é o dono da moto cinza que está em frente à casa vinho, não é? É que o rapaz que mora lá veio perguntar se eu conhecia o senhor. Ele deixou o cartão dele e pediu para o senhor ligar pra ele. Mas, ele acabou de entrar em casa, pode chamá-lo que ele está lá.”. Pensei: “- Tô atrapalhando o cara estacionando todo dia em frente à casa dele.”. Eu estaciono minha moto, como não há local destinado para tal, em frente à uma casa que a bem pouco tempo atrás me parecia sem uso. Atravessei a rua, me dirigi ao portão da casa em questão e toquei o interfone por duas vezes. Ninguém atendeu. Liguei para o número de telefone que constava no cartão. Ninguém atendeu. Dei meia volta, subi na moto e enquanto colocava o capacete o telefone tocou. Peguei o celular do bolso e no visor mostrava o número para o qual eu havia acabado de ligar. Retirei o capacete, apertei a tecla verde e nem esperei que o outro lado se pronunciasse. De cara já mandei um “- Alô! Gerson? Quem tá falando é o dono da moto cinza. Você deixou seu cartão com o segurança e pediu para que eu te ligasse. Minha moto tem te atrapalhado?”. O cara já apareceu no portão com o celular no ouvido. “- Ô, rapaz! Você tá aqui na frente? Espere um pouco que eu tô indo aí.”. E veio ele já abrindo o portão e abrindo um sorriso, com aquela cara amável. “Oi. Tudo bom? Meu nome é Gerson, eu faço a AgendArte. Não sei se você conhece. Estamos montando a área administrativa aqui, tanto que reformamos a casa e colocamos cerca. Tá vendo?”, apontando para a cerca que corria sobre o muro da casa. “O problema é que não dá para eu sair da garagem de ré com o carro. Então eu tenho que entrar de ré, para poder sair de frente para a rua. E outro dia, Putz!, eu quase derrubei sua moto.” Aquilo foi me subindo pelas veias. Com quem ele estava pensando que estava falando? Com as “nêga” dele? Tá pensando que eu sou quem, pra falar assim com tanta educação? Aí falei logo: “- Cara, foi mal. É que antes eu deixava minha moto na pracinha. A cerca de uns dois anos atrás abriram o alforje dela e me roubaram um agasalho impermeável, luvas e maleta de ferramentas. Como a casa aparentemente estava vazia, passei a deixá-la aqui, para ficar de frente para a portaria do prédio que sempre tem seguranças. Mas, não se preocupe que passarei a estacionar em outro local de maneira que não te atrapalhe.” Fui animal. Tá pensando o quê? A coisa tava quase terminando quando ele, acho que não queria sair perdendo, sacou um trambolho do nada, apontou em minha direção e proferiu: “- Aqui, tome uma agenda nossa, para não dizer que tô atrapalhando tanto...”. Não! Aí é querer demais. Tá pensando que tá lidando com mulherzinha? Virei para ele e falei: “- Ô, velho, valeu! Eu dei de presente a de 2008 para minha esposa. Acho muito legal o trabalho de vocês.”, e completei: “- Você tem meu número registrado no seu celular. Qualquer coisa pode me ligar.”. Depois de toda essa confusão, quando não tinha mais como atacar, ele veio e me deu um golpe baixo. Estendeu a mão e disse: “- Foi um prazer te conhecer.”. Cara! Foi como se aquilo tivesse me dado novas forças. Apertei a mão dele e quando ele menos esperava dei o golpe de misericórdia! Abracei-o e disse: “- Pô, velho, o prazer foi meu. A gente se vê por aí. Até mais!”. Pronto! Acabei com ele. Não sobrou nada dele. Que cara folgado! Estacionei na frente da casa dele por dois anos, atrapalhando a passagem do carro dele para a garagem, e o cara vem com toda a educação do mundo e ainda por cima me dá uma agenda de presente! Tá maluco?!? É por isso que esse mundo não vai pra frente. Hoje eu tive a certeza de uma coisa, se você quiser ser mal tratado, nunca trate bem a outra pessoa... ”

O descaso e o desrespeito com o próximo têm tornado a relação entre as pessoas uma verdadeira batalha. As pessoas estão sempre esperando um clique, prontas para estourar. Para discutir com alguém. Para xingar no trânsito. Sejamos mais cordiais com nossos semelhantes, com os animais, com a natureza, com o planeta e com nós mesmos.

Um grande abraço.

Feio

Nenhum comentário:

Postar um comentário