Buscando uma boa trilha próximo à Curitiba que fosse relativamente curta, mas com visual atraente para sentar e contemplar o mundo ao redor. Optamos pelo Morro do Cal, em Campo largo.
Fevereiro de 2019
A trilha para o cume do Morro do cal é considerada de nível fácil. O percurso é bem óbvio e dá para ser feito em aproximadamente 01 hora. Mas não se engane! O esforço é grande em quase todo o percurso e as pedras soltas podem causar escorregões, torções e calos na cabeça e na canela de quem estiver vindo atrás de você.
O acesso à trilha fica à uma distância de 35 quilômetros do centro de Curitiba. Um trecho bem tranquilo para uma esticada para ver o pôr do sol ou até mesmo o nascer. No cume há uma rampa para saltos de parapente. Além do belo visual em 360° da região, não raro se consegue um brinde de ver belas velas coloridas cruzando o céu levando os praticantes de parapente até o campo gramado logo abaixo do morro.
O roteiro abaixo foi registrado pelo aplicativo Strava, podendo haver variação nas distâncias. Use o bom senso. Vamos ao roteiro.
. Na saída 118, seguir sentido bairro Guabiroba;
. Seguir por 2.300 m pela rua principal de paralelipípedos;
. Seguir por mais 4.600 m pela rua principal, agora de terra, até uma estradinha de terra secundária à esquerda, que está indicada por uma placa escrito "Morro do Cal" posicionada à direita da rua principal;
. Após 300 m aparecerá a entrada da trilha à esquerda, quase em frente à um grande pinheiro à direita da estrada. Neste local há um recuo também à direita onde fica o pinheiro. Não é um acesso muito óbvio. Tenha atenção!
Acesso à trilha |
. Neste ponto inicia-se a trilha e consideraremos como marco zero para as distâncias seguintes;
. Em 300 m chega-se ao primeiro trecho de pedras. Muito cuidado com escorregões, entorses e deslizamento de pedras soltas;
. Passando o primeiro trecho de pedras, retoma-se o caminho em terra;
. No topo do primeiro morro há uma bifurcação. Seguir em frente pelo caminho mais à direita;
. Após o cume do primeiro morro, descer em direção à mata e subir na trilha do morro em frente;
. Em 500 m chega-se ao cume do segundo morro. Seguir pela a mata de samambaias para subir a trilha do morro em frente;
. Em 700 m chega-se ao cume do terceiro morro;
. Em 900 m chega-se ao cume do Morro do Cal, no ponto onde há uma torre e uma biruta, avistados à distância.
Observações:
Trilha curta, mas de grande esforço por ter a maior parte do caminho em inclinação elevada. As pedras soltas exigem bastante atenção pelo caminho.
Seguindo adiante na estrada passando pelo ponto de início da trilha, chega-se à uma propriedade particular onde há infraestrutura de lanchonete, banheiro, "translado" em trator para o cume por estrada particular e saltos de parapente. Claro, que tudo pago. Também há opção de acampamento. Para estes serviços, entrar em contato com o pessoal local.
Resumo aproximado:
. 1.800 m ida e volta
. 1h de ida
. 1h de volta
Imagens: Marcelo Feio
Parceria e revisão de texto: Gi Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário