segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Trilha do Cânion e Cachoeira da Faxina - São Luiz do Purunã/PR

São Luiz do Purunã... A beleza dos Campos Gerais é encantadora. Nessa tripe fomos à procura do Cânion da Faxina e sua cachoeira.

Dezembro de 2018

Uma trilha não muito conhecida e, como é visto pelo caminho, pouco usada.

Como de costume, não foi nada fácil conseguir informações confiáveis sobre o acesso e ao caminho propriamente dito. O que me parecia ser a informação mais confiável nos levou à porteira fechada com correntes e cadeado de uma propriedade particular na beira da BR-277. Sem conseguir contato com ninguém e sem rumo, seguimos mais adiante pela estrada até o Posto Menegatti, no km 137, para tentar um plano B. No posto um gentil frentista nos deu as dicas corretas e, aí sim, seguimos para iniciar a trilha.

O roteiro abaixo foi registrado pelo aplicativo Strava, podendo haver variação nas distâncias. Use o bom senso. Vamos ao roteiro.

. Partindo de Curitiba, seguir pela BR-277 (rodovia com pedágio) em direção à cidade de Ponta Grossa;
. No Km 137 entrar à direita no posto Menegatti, para passar pelo portal de São Luiz do Purunã;
. 1.100 m após o portal, virar à direita;
. Em 500 m, virar à direita na placa do Pesque e Pague Brito;
. Em 4.300 m, logo após cruzar a 3ª ponte, passar pela cerca de arame à direita (passar por baixo, não há abertura), em um recuo da estrada onde é possível deixar o carro;
. Neste ponto inicia-se a trilha e consideraremos como marco zero para as distâncias seguintes;

. Subir o morro em frente em trilha pouco visível, porém óbvia. Subida pesada!
. Seguir à esquerda no topo do morro por trilha óbvia;

. Após 1.700 m de subidas íngremes chega-se ao topo de uma montanha onde avista-se a mata;

Topo da montanha.

. A partir desse ponto a trilha desce e adentra na mata;
. Ao entrar na mata pegar trilha para esquerda;
. Logo em seguida há uma bifurcação. Seguir trilha à direta, subindo;
. Após primeira subida, cruzar o leito do córrego, para uma subida íngreme;
. Após um trecho com pedras e vegetação fechada (aconselho calça comprida e blusa de manga comprida), chega-se na primeira cerca de arame da trilha, com um pinheiro à direita;

. Cruzar a cerca de arame e seguir para direita em direção às formações rochosas, acompanhando a cerca;
. Pouco adiante há uma pedra que forma um mirante de frente para a formação rochosa e para o cânion da Faxina. Vale a foto;

. Caminhar mais um pouco acompanhando a cerca. Em 500m chega-se ao rio da cachoeira da Faxina.

Observações:
Trilha muito agradável. Apesar de curta possui subidas bem íngremes, porém o visual compensa todo o esforço.
Nesta ocasião o rio não estava favorável ao banho por ter pouco volume de água.
Devido ao corte do relevo não conseguimos ver a cachoeira. Creio que há uma trilha que segue por baixo em direção à queda d’água. Não conseguimos informações concretas sobre esse caminho.