Existem muitas opções de trilhas legais no município de Quatro Barras, Paraná. Caminhos para diversos gostos e níveis de dificuldade. A trilha para o cume do Morro Pão de Ló é, normalmente, citada como uma trilha fácil, para iniciantes. Há uma certa verdade nisso. Porém, vale a pena mencionar que ela é uma trilha relativamente curta, mas com trechos bem íngremes, degraus com grampos e degraus altos em pedras e terra que irão exigir bastante esforço se você não tiver pelo menos 1 metro e 70 centímetros de altura. O visual que se tem da parte final do percurso e do cume vale todo esforço.
Agosto de 2018
O roteiro abaixo foi todo registrado pelo aplicativo Strava, podendo haver variação nas distâncias. Use o bom senso.
O roteiro abaixo foi todo registrado pelo aplicativo Strava, podendo haver variação nas distâncias. Use o bom senso.
Não há ponto para abastecer com água no caminho. Há uma gruta com água potável que fica uns 200 metros depois da saída da trilha principal para a trilha do Pão de Ló.
. 600 m - Primeira clareira, Pedreira desativada. Seguir a trilha com pedras à direita.
. 1.100 m - Segunda clareira, bifurcação. À esquerda a trilha leva para uma cachoeira, que no momento estava sem água. À direita segue a trilha para o Morro Pão de Ló, ainda seguindo o Caminho de Itupava, com placa.
. 2.800 m - Terceira clareia. Pegar à esquerda subindo a trilha.
. 4.000 m (Aprox 1h10) - Fim da primeira parte da trilha. Após passar pelas pontes de madeira, saída da trilha principal à direita. Saída bem óbvia, em subida.
. 4.100 m - Subir à direita na clareirinha. Degraus com madeira.
Subida íngreme, com pedras e degraus longos.
. 4.800 m - Saída para o topo da primeira parte. Há uma trilha à esquerda. O visual vale a escapada da trilha principal.
- A descida dura algo em torno de 2h30min
- Percurso total, ida e volta, é de 10.300 metros
- Não se esqueça de dar baixa no trailer do IAP na saída da trilha
Imagens: Marcelo Feio
Parceria e revisão de texto: Gi Vieira
Um relato descente!😘
ResponderExcluirValeu!
Excluir