sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Trilha do Morro Pão de Ló - Quatro Barras/PR

Existem muitas opções de trilhas legais no município de Quatro Barras, Paraná. Caminhos para diversos gostos e níveis de dificuldade. A trilha para o cume do Morro Pão de Ló é, normalmente, citada como uma trilha fácil, para iniciantes. Há uma certa verdade nisso. Porém, vale a pena mencionar que ela é uma trilha relativamente curta, mas com trechos bem íngremes, degraus com grampos e degraus altos em pedras e terra que irão exigir bastante esforço se você não tiver pelo menos 1 metro e 70 centímetros de altura. O visual que se tem da parte final do percurso e do cume vale todo esforço.

Agosto de 2018

O roteiro abaixo foi todo registrado pelo aplicativo Strava, podendo haver variação nas distâncias. Use o bom senso.

Não há ponto para abastecer com água no caminho. Há uma gruta com água potável que fica uns 200 metros depois da saída da trilha principal para a trilha do Pão de Ló.

A trilha se inicia à direita do trailer do IAP, no bairro Borda do Campo. Faça seu registro de entrada e aproveite para pedir informações e dicas ao agente do IAP. Depois de efetuar seu registro, pegue a trilha do Caminho de Itupava. Há uma placa na entrada da trilha. A partir deste ponto, considerando este como marco zero, segue o roteiro abaixo.

. 600 m - Primeira clareira, Pedreira desativada. Seguir a trilha com pedras à direita.

. 1.100 m - Segunda clareira, bifurcação. À esquerda a trilha leva para uma cachoeira, que no momento estava sem água. À direita segue a trilha para o Morro Pão de Ló, ainda seguindo o Caminho de Itupava, com placa.

. 2.800 m - Terceira clareia. Pegar à esquerda subindo a trilha.

. 4.000 m (Aprox 1h10) - Fim da primeira parte da trilha. Após passar pelas pontes de madeira, saída da trilha principal à direita. Saída bem óbvia, em subida.

. 4.100 m - Subir à direita na clareirinha. Degraus com madeira.
Subida íngreme, com pedras e degraus longos.

. 4.800 m -  Saída para o topo da primeira parte. Há uma trilha à esquerda. O visual vale a escapada da trilha principal.

. 5.000 m - Voltando à trilha principal, 200 metros depois... O CUME!

- A descida dura algo em torno de 2h30min
- Percurso total, ida e volta, é de 10.300 metros
- Não se esqueça de dar baixa no trailer do IAP na saída da trilha