segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tipos de Motocicletas

Um dia desses estava conversando com um amigo e surgiu a questão: Qual a diferença entre Chopper e Custom?



Muitos motociclistas velhacos de estrada ainda se batem com esta questão. Para clariar um pouco as idéias sobre estas máquinas, busquei definições sobre os principais tipos de motocicletas encontradas pelas ruas e estradas hoje em dia. Estas definições foram extraídas do blog SRAD Motor.... Para quem curte a vida sobre duas rodas este blog (SRAD Motor...) é uma boa dica.
Agora escolha a seu estilo e boas rodadas.


BOBBER
São caracterizadas por serem bem rústicas, pois as primeiras motos desse estilo eram
"rabo duro" (sem amortecedor traseiro), o centro de gravidade é bem baixo, sem o para lama dianteiro, seu tom de pintura bem peculiar, haja vista que eram utilizadas até 14 camadas de tinta (a moto ficava com o tom de cor parecido com o de panelas esmaltadas.

CHOPPER
Com o final da segunda guerra mundial, os soldados norte americanos, começaram a “cortar” (chop) tudo aquilo que era desnecessário em suas HARLEY e INDIAN, dessa forma suas moto ficavam mais rápidas e ágeis (mais parecidas com as motos européias). Mas com o decorrer dos anos as choppers ganharam alguns apetrechos como cromados exuberantes, bengalas longas e um grande ângulo de caster.

CUSTOM
São as motocicletas mais comuns em moto encontros, com um visual (normalmente) clássico, que remete as décadas de 60 e 70, as custom, são motos que priorizam o conforto ou invés da velocidade. Normalmente adornadas por seus proprietários, esse é o estilo de moto que mais se parece com seu dono, devido aos inúmeros apetrechos e na possibilidade de tornar a moto única.

ESPORTIVAS/SPORT
Essa é fácil de identificar, equipadas com carenagem e um design futurista, as esportivas são motos que priorizam o desempenho. Possuindo dentre 2 até 4 cilindros, as esportivas, são motos de corrida produzidas para andarem nas ruas. Uma das peculiaridades desse segmento do motociclismo é a implantação de altas tecnologias na moto, como: freios de cerâmica, escapes feitos de titânio ou fibra de carbono...

FUN BIKE
Esse grupo de motos é caracterizado por sua altura e
cilindrada MÉDIA. São motos que lembram as trail mas são tão boas no asfalto como na terra e dispensam o uso de para lamas prolongado na dianteira. Exemplo desse estilo de moto: NX4 FALCON, XRE 300.

GRAN TURISMO/TOURING
Estilo de motos, voltado ao público estradeiro, são caracterizadas pelo seu grande porte e a quantidade infinita de acessórios voltados ao conforto dos tripulantes. Esse grupo tem como integrantes a GL 1800 GOLDWING, BMW K1200 LT, HARLEY DAVIDSON ELECTRA GLIDE ULTRA...

HYPER SPORT/MAXI-SPORT
As motocicletas dessa categoria são caracterizadas pelo seu porte gigantesco, tem sua cilindrada entre 1.100 até 1.400cc e seu peso seco gira em torno de 220kg. Embora sejam maiores e mais pesadas que as motos SPORT, as HYPER SPORT tem um grande poder de aceleração, sendo que essa categoria, é normalmente campeã em arrancadas e tomada de tempo em ¼ de milha. São integrantes dessa categoria, HAYABUSA, CBR110XX, ZX14.

MAXI-TRAIL/BIG TRAIL
São motocicletas de alta cilindrada que tem um comportamento tão bom tanto na estrada pavimentada, como em chão batido. Suas dimensões são grandes e tornam-se pouco praticas para pessoas de baixa estatura.


MINIMOTOS/POCKET BIKE
São motocicletas de dimensões reduzidas e tem uma potência nominal entre 2,5cv até 18cv, normalmente são usadas para introduzir crianças ao mundo do motociclismo, vale ressaltar que Valentino Rossi começou sai trajetória de sucesso em uma pocketbike.

NAKED
Esse é o estilo de moto que tem tomado conta das fantasias dos brasileiros, equipadas com motores de média/alta cilindrada, as NAKED tem um bom apelo esportivo e permitem ao seu proprietário fazer inúmeras modificações, devido ao grande numero de oficinas especializadas em melhoramento de desempenho e também a personalização. Exemplos dessas motos são: CB 600F HORNET

OFF
-ROAD/TRAIL

São motocicletas voltadas à estradas de terra, lama,pedras e areia. Caracterizadas por pneu com grandes travas, para dar maior aderência e ao diâmetro maior das rodas... normalmente são usadas em competições de cross, enduro e rally.

SCOOTER
Caracterizadas por seu moto peculiar de pilotagem (com os pés no piso) e cambio automático, as scooter variam de 50cc até 650cc... se esperas por conforto e economia a scooter é uma boa pedida.

STREET
Essas são as motos mais comuns do território nacional, caracterizadas por cilindradas que variam entre 100cc até 300cc, as STREET são econômicas e com grande poder de maneabilidade nas ruas e no transito. Exemplos dessa categoria são CG125, CG 150, YBR 125, YES 125...

STREETFIGHTER
São basicamente motos esportivas, na qual as carenagens foram retiradas por seus proprietários. O visual exposto e “grotesco” lhes dão um ar maio MAD MAX...


SUPERMOTARD

Esse estilo de moto nasceu na década de 80 e
consiste basicamente em uma moto trail com pneus e suspensão esportiva, seu motor é modificado para ter um melhor desempenho. Embora as SUPERMOTARD fossem modificadas por seus proprietários, existem montadoras como a SUNDOWN que tem sua própria linha de motocicletas SUPERMOTARD.

UNDERBONE
Até o ano de 1992 o Brasil pouco sabia sobre as maravilhas de se ter uma moto compacta, econômica, de fácil manutenção e confiável. Até então, existiam somente motos do tipo CITY como a Honda CG e a Yamaha RD135, até que surgiu, de forma tímida, até mesmo com ares de fracasso, a primeira UNDERBONE do mercado brasileiro uma moto de baixa cilindrada, com câmbio semi-automático e muito econômica, a
HONDA Dream 100cc. Era uma moto feia, com um aspecto frágil, até mesmo feminino, mas o tempo passou e a DREAM resistiu ao tempo, até que no ano de 1997 surgiu sua sucessora, a tão famosa e aclamada HONDA BIZ. A Honda tornou-se líder no segmento das UNDERBONES graças a uma campanha de marketing ferrenha que dizia “Honda BIZ com tudo ela combina, só não combina com posto de gasolina” , daí para frente foi uma explosão de vendas, todos queriam ter uma moto que fazia uma média de 50km/l de gasolina, atém disso a montadora angariou uma parte do mercado que até então era quase que inexistente, a BIZ conquistou mulheres por todo Brasil. No decorrer dos anos as UNDERBONES cresceram e firmaram-se no mercado brasileiro.

WHELLIE
Normalmente são motos esportivas, modificadas para exercer trabalhos como empinar, RL, queimar pneu...








FONTE:
SRAD Motor...
Carros Motos e Cia
Imagens obtidas na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário