quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MOFs Para Captura de CO2

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados, desenvolveram um composto capaz de capturar dióxido de carbono (CO2) de forma mais eficaz do que qualquer outro composto existente até então.
Trabalhando com uma nova classe de materiais denominados "estruturas metal-orgânicas" ou MOFs (sigla em inglês para "Metal Organic Frameworks"), o cientista Omar Yaghi e sua equipe sintetizaram uma série de materiais com alta eficiência na captura do CO2. Um dos modelos sintetizados obteve uma eficácia 400 vezes maior do que outro material sem este estrutura.



Brazuca na parada!
Ricardo Barroso Ferreira, estudante do Instituto de Química da Unicamp, havia sido enviado à Universidade da Califórnia como bolsista de iniciação científica de um programa de intercâmbio que envolve a FAPESP e a Divisão de Química da National Science Foundation (NSF), nos Estados Unidos. Entretanto, ao fazer parte da equipe que desenvolveu o composto, quando o artigo foi publicado na Science, revista internacional de alto impacto, Ricardo também entrou como coautor, fato raro por se tratar ainda de um estudante de graduação.


FONTES:
www.inovacaotecnologica.com.br
www.noticias.ambientebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário