segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Falando de Tai Chi Chuan

A partir de hoje teremos a alegria de contar com mais uma colaboradora para o blog. Elli Nowatzki, além de instrutora de Tai Chi Chuan, é daquelas pessoas que transformam a energia dos ambientes por onde passa. Dela receberemos sementes do vasto e rico universo dessa bela arte chinesa. O que é, de onde veio, benefícios à saúde, como e onde praticar? Teremos um pouco de tudo isso aqui.
Seja bem vinda Elli.

Beijo grande e vamos à matéria.



O Tai Chi Chuan

Algumas considerações:

Tai Chi Chuan – Arte marcial interna
Tai – O maior, o mais alto
Chi – Limite supremo, absoluto
Chuan – Punho, soco
Taichi – Também simboliza o cosmos

Seus princípios remetem ao Taoísmo, cultura e filosofia milenar chinesa. Os taoístas antigos acreditavam no poder e na generosidade da natureza. Seus exercícios foram criados com base na observação dos animais e da natureza como meio de melhorar a saúde e o auto-aprimoramento do ser humano.
Fundamenta-se no fato de que o universo está em contínuo movimento e na teoria dos opostos Yin/yang, que são forças contrárias que se atraem e se complementam e estão em constante movimento e transformação. Por exemplo: dia/noite, masculino/feminino, positivo/negativo, inspira/expira, etc.
Baseado nessa interação, os movimentos do Tai Chi Chuan são circulares e contínuos, executados de forma lenta e silenciosa, o que proporciona o relaxamento de todo o organismo, revitalizando os órgãos internos e despertando a consciência do praticante para a compreensão de que o universo depende de forças contrárias que se complementam e transfere esse conhecimentos para o seu cotidiano de forma harmoniosa e equilibrada.
Na China antiga o Tai Chi Chuan era empregado como uma forma eficaz de combate, porém o ramo que mais se desenvolveu foi o aspecto terapêutico, como uma atividade física de baixo impacto, incorporando os conceitos da filosofia, da Medicina Tradicional Chinesa e de outras ginásticas e práticas terapêuticas chinesas, sem contudo descartar o aspecto marcial.
Observa-se que praticantes de TaiChi Chuan apresentam características diferenciadas de saúde. Existem hoje pesquisas científicas realizadas em diversos países que comprovam os benefícios terapêuticos resultantes da prática, que abrangem aspectos físicos, emocionais e mentais.
Conforme informativo do Hospital Albert Einstein de São Paulo, o fisiatra Dr. Mario Sergio R.Vieira escreve: "O Tai Chi Chuan é uma prática corporal que resulta no aumento do estado geral da saúde. Trabalha a mente por meio da concentração e do foco nas coreografias, que são movimentos lentos e contínuos, desenvolve a memória, pois as coreografias precisam ser lembradas.
Atinge também o lado emocional, criando uma atmosfera de harmonia e integração do praticante com o mundo a sua volta.
É uma atividade de baixo impacto, especialmente para as articulações das pernas e dos pés e para a coluna vertebral. É indicado para pessoas de todas as idades que buscam saúde, harmonia e bem estar."

Elli Nowatzki
Instrutora de Tai Chi Chuan


FONTE:
Imagens: http://www.fotoserumos.com/aipt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário