segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Segunda Sem Carne!


Neste final de semana foi lançada a campanha "Segunda Sem Carne" no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e pela Sociedade Vegetariana Brasileira.

Só quem já ouviu centenas de vezes a frase "Tá, mas, se você não come carne, come o quê?" entende que a maioria das pessoas não imagina que poderia passar ao menos um dia por semana sem ter carne em seu prato. O intuito da campanha é incentivar as pessoas a deixarem de consumir carne um dia por semana, pelo benefício à sua saúde e à saúde do planeta, ampliando as opções em sua mesa.
A campanha que teve início em 2003, nos Estados Unidos, com o movimento Meatless Monday (segunda sem carne), possui adeptos de peso como o beatle Paul McCartney. No Brasil já conta com a parceria de entidades como o movimento Slow Food São Paulo, Instituto Polis, Revista dos Vegetarianos, Instituto Nina Rosa, Prefeitura de São Lourenço da Serra, Agência de Noticias de Direitos Animais, dentre outros.

Como se pode deduzir, O Dia Sem Carne deverá ser celebrado todas as segundas-feiras, como um convite a redescobrir sabores, ampliar o repertório de alimentos no cardápio das pessoas e testar novas receitas.


Ao reduzir o consumo de carne, por consequência, reduz-ses o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. A pecuária é responsável pela emissão de cerca de 17% dos gases de efeito estufa no planeta. Mais da metade da produção mundial de alimentos é destinada à ração para animais de abate.

Os animais que são criados para o consumo humano vivem no sofrimento, amedrontados e, em muitos casos, enclausurados, sendo abatidos de forma cruel. Atualmente o número de animais abatidos no período de 15 dias é o mesmo que eram abatidos em um ano na década de 1950 (dados da FAO).

FONTES:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/meio_ambiente/2009/09/0011
http://www.svb.org.br/
http://diasemcarne.wordpress.com/
http://vista-se.com.br/site/svb-lancara-a-segunda-sem-carne

Nenhum comentário:

Postar um comentário