segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quero Um Bichinho!!!



"Não há crueldade pior que pensar e acreditar que os animais existem para servir ao Homem."

Gabriela Toledo






Não é incomum uma criança pedir para os pais um cachorrinho ou um gatinho de presente. Como também não é incomum pensarmos em ter um cão para alegrar e proteger nosso lar. Porém, o mais comum de todas as situações relacionadas ao tema é o pensamento que segue os dois anteriores: “- Vou compra um cão (ou um gato)!

Se fuçarmos pelas teias da internet, veremos que existem incontáveis páginas criadas somente para adoção de animais. Não pretendo entrar no mérito sobre o comércio de animais, legal ou ilegal. Se o fizesse, não pararia mais de escrever sobre o assunto. Quando adotamos um bichinho, ao invés de comprarmos, estamos dando um lar para os que estão precisando. Poderíamos pensar: “- E os que estão á venda? Não precisariam de um lar também?” Estes só estão à venda por que tem quem os compre. Se não houver quem os compre, como qualquer outro produto, eles não mais serão comercializados, tratados como mercadoria.
Certa vez ouvi uma amiga dizer que gostaria de ter um cãozinho. Pensei em comprar um filhote em uma loja e presenteá-la. Antes de partir para um petshop, resolvi pesquisar a possibilidade da adoção. Me espantei com a quantidade ONGs que tratam do assunto e com variedade de raças, portes e idades de animais que esperam por um lar. Selecionei algumas opções, conforme as características e limitações da nova dona, fiz contato com as organizações e os donos, escolhi o cãozinho perfeito para ela e agendei para vê-lo. Tudo isso em menos de duas horas. No dia marcado para visitar a fera, já voltei para casa com ele e entreguei à nova dona. Hoje, Teobaldo vive em condições possivelmente melhores que as minhas. rsrsrsr

Adiante está o relato do amor que esta história gerou.

Adotar um animal é uma das maiores delícias da vida. Fiz uma adoção compulsória mas, estou muito feliz com a decisão. Antes de adotar o Teobaldo eu tinha medo de bichos em geral e achava que era muito complicado manter a higiene (do animal e da casa), ensinar certas atitudes (como fazer xixi e cocô no lugar certo); confesso que eu sentia um certo asco de tudo isso. Eu não poderia estar mais enganada. Tudo isso é muito simples e natural, desde que você tenha paciência e amor. Na verdade, tudo que os nossos "filhotes" precisam é do nosso carinho e eles sabem retribuir da maneira mais prazerosa possível. O seu amor e dedicação a nós e às pessoas que convivem conosco é maravilhoso. E sim, aqui cabe aquele velho clichê: "um amor incondicional". E é mesmo verdade, porque mesmo que seja necessário dar bronca em alguns momentos, minutos depois eles já esqueceram e estão nos cobrindo de lambidas e afagos. Hoje minha vida está ao avesso do que era antes do Teo, muitas vezes deixo de fazer algo que gosto muito porque não posso levá-lo comigo; dormir até o meio dia aos domingos, nem pensar; deixar revistas ou livros pelos cantos da casa, é certeza que vai encontrá-los rasgados; deixar a porta do banheiro aberta, pode crer que vai achar o rolo de papel higiênico desenrolado até a sala. Mas tudo isso vale a pena quando olho nos seus olhinhos de 'cachorro pidão' e ele nem pisca ou vem me cheirar ou lamber. Hoje, não quero nem pensar na nossa vida sem o Teo e sinto que fiz a coisa certa ao acolhê-lo.

Patrícia Duarte


Para fechar, aí vai um texto que li na página do Patinhas Carentes - Proteção Animal. Como não havia citação de autor, tomemos como autor desconhecido.

Palavras de Um Vira-Lata

Dizem que sou um vira-lata, uma espécie de coisa sem graça. Isso é coisa da sua raça... E você, que se diz humano, é descendente de negro, índio, português, holandês, espanhol, japonês, inglês... Desse com aquele, daquele com aquele lá, daquele lá com aquele ali, aquele ali com aquele acolá. Quanta "misturação"... Você também é um VIRA-LATÃO!
Deus não me fez de graça! Nem me fez sem graça. Fez-me para ser seu companheiro carinhoso, seu amigo, seu ouvinte. Por isso, quero que me trate com requinte! Com requinte de amizade, de carinho, de bondade. Latindo ou miando, estarei sempre atento lhe acompanhando. Sou seu Gato, sou seu Cão. Sou acima de tudo... Seu Amigão!!!

Páginas sobre adoção e maus tratos com animais:
http://www.queroumbicho.com.br/
http://www.patinhascarentes.com.br/
http://www.pea.org.br/
http://www.probem.org/

FONTE:
Texto Palavras de Um Vira-Lata e Banner - http://www.patinhascarentes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário