quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Yoga e as Crianças


A partir de hoje contaremos com mais um colaborador nas postagens do blog. Soraia Noel Kreischer, além de ser uma pessoa maravilhosa e uma grande amiga, é instrutora de yoga e profissional de marketing. Poucos dias atrás estávamos nós conversando sobre blogs, Twitters e afins, e surgiu o convite mútuo de trocarmos matérias para serem postadas em nossos blogs. Além da satisfação do convite recebido, ainda fui presenteado com sua primeira colaboração para o Quem Ama o Feio... Vamos à matéria.



Para mais informações sobre Yoga:
http://www.tododiayoga.blogspot.com/
http://twitter.com/tododiayoga



O Yoga e as Crianças

O Yoga é uma antiga filosofia de vida originada na Índia há mais de 5.000 anos. Literalmente, Yoga significa União, pois ele une e integra o corpo, a mente e as nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

As crianças, envolvidas no ritmo agressivo e estressante do nosso dia-a-dia, poderão encontrar harmonia e equilíbrio físico e mental através da prática constante do Yoga.

Os ásanas, técnica corporal do Yoga, agem sobre o nosso corpo de modo completo. Tonificam os músculos, soltam as articulações e melhoram a circulação sanguínea, e sobretudo, equilibrando o sistema nervoso. Massageiam os órgãos internos e glândulas e coordenam o sistema respiratório com o corpo físico.

As posturas de equilíbrio fortalecem a concentração da criança, desenvolvendo sua força de vontade e tornando-as mais seguras de si.

O relaxamento proporciona à criança, calma e auto controle, tornando-os serenos e menos “agitados”.

A prática regular do Yoga garante uma maior qualidade de vida, livre dos efeitos nocivos da correria e tensão do dia-a-dia.

Uma aula de Yoga, inclusive a praticada por crianças, é dividida em quatro etapas:

1. Ásanas – significa postura estável e confortável. Desenvolvem capacidades físicas como flexibilidade, força, equilíbrio e resistência. Os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões.

2. Pranayama – são técnicas respiratórias que purificam o organismo, buscam a calma e diminuem a freqüência cardíaca. Elas atuam em nossas emoções ajudando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior.

3. Yoganidra – técnica de descontração consciente de cada músculo e partes do nosso corpo. Utiliza-se da técnica de mentalização, usando uma cor específica, ou ainda belas paisagens ou desejos que gostaríamos de ver realizados. Essa prática traz uma calma profunda e nos torna mais serenos e equilibrados.

4. Meditação – meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.



Yoga para Crianças

O Yoga desenvolve na criança a consciência de si mesma e de seu potencial, favorecendo a tranqüilidade física e mental e também a concentração, ajudando-a a viver em harmonia consigo mesma e com os outros. Auxilia também a criança a cultivar uma auto-imagem positiva, estimulando-a a experimentar e explorar o novo, a ter uma consciência mais ampliada de si e do universo que a cerca, aumentando sua auto-estima.

O Yoga pode ser praticado por crianças de todas as idades, diferenciando somente o tempo de duração da aula e a dificuldade das práticas. Durante a prática trabalhamos com as crianças uma combinação de exercícios respiratórios (pranayamas) e posições baseadas em elementos da natureza (ásanas), finalizando com um relaxamento com visualizações (yoganidra), buscando sempre trabalhar esses elementos de forma lúdica.

Mesmo que as crianças não compreendam claramente a filosofia do Yoga, esta é trabalhada, passando para elas sempre mensagens baseadas na ética, na lealdade, na honestidade e no respeito ao próximo. Todos esses conceitos são vivenciados através de histórias e brincadeiras e, desta forma, as crianças podem assimilá-los naturalmente.

O Yoga deve representar um prazer e não uma obrigação. Gosto sempre de enfatizar que o Yoga não é educação física, é uma filosofia de vida que através de seus exercícios, físicos, respiratórios e relaxamentos buscam a união e o equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções.

Abaixo estão alguns benefícios do Yoga para crianças:
* Consciência de si mesma e de seu potencial produtivo;
* Desenvolve através dos ásanas, a força física, flexibilidade, agilidade e consciência corporal;
* Desenvolvimento da memória e da concentração;
* Desenvolve a coordenação motora fina (habilidade para desenho e caligrafia);
* Tranqüilidade física e mental;
* Desenvolve a auto-estima e auto-imagem positiva;
* Desenvolve equilíbrio e inteligência emocional ajudando a controlar a ansiedade;
* Saúde de forma geral, gerando um estímulo ao correto funcionamento do sistema imunológico;
* Ensina a criança o hábito de relaxar, o que se torna saudável para o seu crescimento;
* Estimula os processos digestivos, combatendo prisão de ventre, úlceras, azias e má digestão;
* Melhora no humor;
* Ajudam crianças hiperativas a desenvolver controle e percepção de sua condição acelerada;
* Despertam as crianças para hábitos alimentares mais saudáveis;
* A prática ajuda indiretamente no despertar da consciência não competitiva, pois não existe recompensa na prática, nem vencedores nem perdedores.

Podemos tirar muitas conclusões a respeito desse assunto, mas através da prática constante do Yoga, as crianças ampliam as percepções do corpo e da mente, desenvolvem a concentração, auto-estima, equilíbrio e agilidade. Elas recebem ferramentas que auxiliam a superar e compreender os medos e os estados de ansiedade, de crescer com saúde física e mental, promovendo a tranqüilidade, prevenindo problemas de posturas e respiratórios. O Yoga tem se mostrado uma ferramenta poderosa na formação do caráter e da personalidade de quem o pratica.

Por Soraia Noel Kreischer

Nenhum comentário:

Postar um comentário