terça-feira, 29 de setembro de 2009

Motociclistas Poluem Mais!

Após longo e tenebroso inverno o Blog está novamente vivo!

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), os modelos mais novos de motocicletas, fabricados a partir de 2008, poluem o ar que respiramos de 4 à 6 vezes mais do que carros. Isto ocorre, dolorosamente para motociclistas que se preocupam com o futuro do planeta, principalmente pela falta de espaço que a estrutura das motocicletas oferecem para a instalação de mecanismos que tratam as emissões.



Em 2003 o PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) lançou parâmetros de emissões para motocicletas que fossem produzidas a partir daquele momento. Estes limites passaram a ser mais restritivos em 2009, conforme os dados acima.

Alguns Motoclubes estimam as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em suas viagens durante um ano e convertem em plantio de árvores, com o intuito de neutralizarem essas emissões. Aqui (http://www.rockriders.com.br/Detalhe_dicas.aspx?id=236
) tem uma matéria bem interessante sobre o assunto.
Existem vários meios de se calcular, de forma estimativa, as emissões de GEE's do dia a dia das pessoas. O programa de Neutralização “Carbono Cidadão” da ONG IBDN, que pode ser acessado em http://www.ibdn.org.br/calculadora/index.htm, é uma ferramenta que estima este tipo de cálculo.
Minimize e compense suas emissões. Todos seremos beneficiados.

Consulta dos níveis de emissão dos veículos novos brasileiros:
FONTES:
http://www.cetesb.sp.gov.br/
http://www.folha.uol.com.br/
http://www.ibdn.org.br/
http://www.clickarvore.com.br/
http://www.rockriders.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário