sexta-feira, 8 de maio de 2009

Strogonoff Vegano de Soja e Hambúrguer de Arroz Integral

E lá vamos nós para a primeira postagem de culinária natureba.

Este rango foi extraído do blog Estante da Sala (http://estantedasala.wordpress.com/), que tem coisas bem interessantes.

Bom apetite.



Strogonoff Vegano de Soja (PTS)

Ingredientes para 4 pessoas:
*3 a 4 xícaras de proteína texturizada de soja (PTS) graúda (em forma de bolinhas)
*1/2 cebola picada miudinha
*3 dentes de alho amassados
*1 pimentão cortado em tirinhas
*1 caixa de creme de leite de soja
*3 a 4 colheres de molho de tomate
*shoyo
*água
*cominho, páprica doce, cheiro verde desidratado e pimenta calabresa

1º Hidratar a PTS (proteína de soja graúda é conhecida por ser mais difícil de hidratar.
Macete: coloque ela em uma tigela ou recipiente adeqüado para microondas. Cubra com um molho feito metade com água e metade com shoyo. Leve ao microondas por um minuto. O nível do líquido vai descer um pouco. Complete o que está faltando para cobrir com água, e leve novamente ao microondas por 1 minutos. Deixe descansar. O calor do líquido amolece a PTS e ajuda ela a absorver o tempero do shoyo e hidratar. Quanto maior o tempo de descanso, mais gostosa fica.

2º Em uma panela, refogue o alho até dourar. Em seguida acrescente a cebola e o pimentão cortadinhos. Deixe dourar e amaciar. Quando estiver dourado, acrescente a proteína de soja já escorrida, sem o molho. Ela vai soltar um pouco de água. Deixe refogar. Quanto mais refogar, mais ela fica macia. Nessa altura do preparo, eu adiciono um pouco de páprica doce (para dar cor), cominho (moderadamente) e cheiro verde desidratado, porque ela absorve os sabores enquanto refoga. Quando estiver quase seco, acrescente as colheres de molho de tomate e misture bem. Para saber a quantidade certa, é só pôr o suficiente para dar cor sem cobrir a soja. Prove o sal. Geralmente não é necessário acrescentar sal, por causa do shoyo. Por fim, adicione o creme de leite de soja e a pimenta calabresa e misture bem. A pimenta calabresa dá um toque picante diferente ao sabor do molho. Se ele estiver muito grosso, pode ser adicionado um pouco da água com shoyo da hidratação da soja. Servir com arroz e batata palha


Aproveitando o gancho do prato anterior, caso sobre um pouco do arroz que foi utilizado como acompanhamento, uma ótima finalidade para ele seria um suculento hamburguer. Então, vamos à ele!


Hambúrguer de Arroz Integral

Ingredientes:
*1/2 cebola
*2 xícaras de arroz integral
*3 colheres de sopa de molho shoyo
*3 colheres de farinha de trigo
*temperos a gosto

Preparo:
Bater a cebola no liquidificador até ficar bem picada. Acrescentar o arroz e o shoyo, que ajudará a umedecer o arroz e bater mais rápido. O arroz não precisa ficar completamente processado. É interessante para a textura que parte dele fique bem moída e uma parte, menor, ainda tenha pedaços inteiros. Tranfira a mistura pra uma tigela e acrescente a farinha de trigo e os temperos e misture bem. A farinha ajuda a moldar os hambúrgueres na mão. Se achar que mais farinha é necessário, acrescente. Molde os hambúrgueres na mão e frite em frigideira quente com pouco óleo.
Variações:
Pode ser acrescentado um ou dois dentes de alho à massa.
O hambúrguer também pode ser feito com outras sobras, como feijões, lentilhas ou grão-de-bico cozidos.

FONTE: http://estantedasala.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário